O jogo educativo "As Incríveis Aventuras de Apollo & Rosetta no Espaço" é voltado para a estimulação das Funções Executivas, mais especificamente do Controle Inibitório, em crianças do Ensino Fundamental I. Estas Funções Executivas referem-se a um grupo de habilidades que regulam e controlam o comportamento dos indivíduos para realizar tarefas do cotidiano e atingir objetivos específicos.
Como característica principal destaca-se a utilização do conceito de Exergames, ou jogos ativos, onde o corpo é o elemento de interação entre o jogador e o jogo. Assim, Apollo & Rosetta conta com 7 diferentes atividades (mini-games) que, através de narrativas lúdicas, possibilitam ao jogador lidar com eventos de estimulação cognitiva, com um contínuo aumento de dificuldades executivas correspondendo à evolução do jogador por meio de acréscimo gradual da dificuldade e dos desafios.
Desta forma, os jogadores auxiliam os protagonistas Apollo e Rosetta a tornarem-se exploradores espaciais, enquanto praticam atividades que exigem diferentes respostas diante diversos estímulos visuais e sonoros, bem como a inibição de distrações.
O jogo educacional foi desenvolvido durante a tese de doutorado de João Batista Mossmann (PPPGIE/UFRGS - 2018), com orientação de Eliseo Berni Reategui (UFRGS) e coorientação de Rochele Paz Fonseca (PUCRS), em uma parceria entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade Feevale - por meio do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social (Profª. Débora Nice Ferrari Barbosa), Mestrado Profissional em Indústria Criativa e Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA).