O projeto “Jogos e saúde - Desenvolvimento de um jogo digital multimodal para capacitação em prevenção e cuidado do câncer infanto-juvenil”, aborda a temática do câncer infanto-juvenil de uma forma lúdica e informativa a partir do jogo educativo Educa+Saúde e a Rede Teia PPSUS.
O jogo educativo, para web e smartphones, bem como a Rede Teia PPSUS, são voltados para os profissionais da saúde e professores do Ensino Fundamental I, centrados na conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer infantil.
Este projeto tem a coordenação da Universidade Feevale, por meio do PPG de Diversidade Cultural e Inclusão Social - Linguagens e Tecnologias, e gestão de desenvolvimento pelo Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA) da instituição, desenvolvido com fomento através do Edital FAPERGS/MS/CNPq/SESRS N. 03/2017 - Programa Pesquisa para o Sus: Gestão Compartilhada em Saúde PPSUS/2017.
Com a abordagem da temática de prevenção de câncer infanto-juvenil, o projeto foi realizado em parceria entre pesquisadores, professores e profissionais de instituições reconhecidas, tais como a Associação de Assistência em Oncopediatria (AMO Criança NH), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB-BA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICIT - RJ).
O jogo Educa+Saúde, para web e smartphones, é uma produção que mistura inovação na área da saúde com interface dos jogos digitais, voltado para os profissionais da saúde e professores do Ensino Fundamental e sociedade civil, e centrado na conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer infantil e reconhecimento de sintomas.
Entre os objetivos do projeto "Jogos e Saúde", está desenvolver um jogo educativo para web e smartphones, voltado para os profissionais da saúde e professores do Ensino Fundamental e sociedade civil, centrado na conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer. Nesse jogo, é abordado a temática do câncer infantil, focando na prevenção e cuidado para auxiliar profissionais saúde e professores no reconhecimento de possíveis sintomas de um câncer infantil.
Com a narrativa do jogo contada no formato de história visual (ou “Visual Novel”), o jogo passa por duas jornadas distintas, cada uma relacionada aos dois tipos de câncer infantil mais frequentes no Brasil: Leucemia e Sistema Nervoso Central, respectivamente. O jogador acompanha na primeira jornada o dia a dia de uma escola e de profissionais da saúde como Agentes Comunitários de Saúde e médicos de Unidades Básicas de Saúde, apresentando no cotidiano destes profissionais os sinais mais comuns que podem acender um alerta sobre a possibilidade dessa enfermidade nas crianças. Já a segunda jornada é focada exclusivamente nos profissionais de saúde, enquanto demonstra o cotidiano de uma família que tem uma criança acometida de câncer no Sistema Nervoso Central.
Desenvolvido em parceria com a Napalm Studio, o jogo digital propõe que o jogador se conscientize dos sinais relacionados ao câncer infantil, através de situações nas quais deve escolher qual seria o caminho a seguir para lidar com os fatos, de forma a compreender como esta doença se manifesta na convivência.
O jogo pode ser baixado em Smartphones com sistema Android livremente, bem como pode ser jogado pelo computador através de acesso em navegador.
A Rede TEIA PPSUS é uma plataforma para compartilhamento de ações de educação em saúde, relacionadas ao Câncer infanto-juvenil, com abordagem em conjunto com jogo educacional que faz parte deste projeto, o "Educa+Saúde".
Esta Rede proporciona aos usuários a possibilidade de criar dinâmicas e conteúdo, bem como conectar-se para praticar em conjunto as atividades envolvendo a temática do projeto.
Como a Rede TEIA é uma proposta gamificada, todos os usuários podem evoluir seus perfis dentro da rede, baseado na sua interação. Assim, ao interagir e conectar-se com outros usuários, realizando atividades propostas e atualizando conteúdo na rede, o perfil do usuário começa a evoluir dentro da rede de acordo com sua pontuação. Quanto mais interação, maior a pontuação que o usuário recebe!
O projeto dispõe de material preparado para uso em diversas abordagens de formação voltadas ao profissional de saúde e educação. Essas propostas podem ser usadas como as instituições assim acharem necessário ou também a partir da Rede TEIA PPSUS.
Dentro das propostas da Rede TEIA, os usuários dividem-se entre professores e alunos. Os professores possuem liberdade para criar espaços compartilhados, dinâmicas e propostas para estes espaços de atividades no formato digital, proporcionado pelo sistema para ser realizados com os usuários. Os alunos podem fazer parte de comunidades, interagir e conectar-se entre si.
As atividades que podem ser realizadas dentro da TEIA podem ser criadas pelo professor e disponibilizadas para um grupo de alunos, cadastrados previamente ou que venham a realizar cadastro. Para usar a rede TEIA PPSUS entre em contato conosco pelo e-mail loa@feevale.br.
Como resultados decorrentes do processo de pesquisa com diversos atores, em diferentes contextos, destacamos a seguir os desdobramentos do desenvolvimento e uso do jogo digital Educa+Saúde.