O projeto “Jogos e saúde - Desenvolvimento de um jogo digital multimodal para capacitação em prevenção e cuidado do câncer infanto-juvenil”, aborda a temática do câncer infanto-juvenil de uma forma lúdica e informativa a partir do jogo educativo Educa+Saúde e a Rede Teia PPSUS.

O jogo educativo, para web e smartphones, bem como a Rede Teia PPSUS, são voltados para os profissionais da saúde e professores do Ensino Fundamental I, centrados na conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer infantil.

Este projeto tem a coordenação da Universidade Feevale, por meio do PPG de Diversidade Cultural e Inclusão Social - Linguagens e Tecnologias, e gestão de desenvolvimento pelo Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA) da instituição, desenvolvido com fomento através do Edital FAPERGS/MS/CNPq/SESRS N. 03/2017 - Programa Pesquisa para o Sus: Gestão Compartilhada em Saúde PPSUS/2017.

Com a abordagem da temática de prevenção de câncer infanto-juvenil, o projeto foi realizado em parceria entre pesquisadores, professores e profissionais de instituições reconhecidas, tais como a Associação de Assistência em Oncopediatria (AMO Criança NH), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB-BA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICIT - RJ).

O jogo Educa+Saúde, para web e smartphones, é uma produção que mistura inovação na área da saúde com interface dos jogos digitais, voltado para os profissionais da saúde e professores do Ensino Fundamental e sociedade civil, e centrado na conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer infantil e reconhecimento de sintomas.

Entre os objetivos do projeto "Jogos e Saúde", está desenvolver um jogo educativo para web e smartphones, voltado para os profissionais da saúde e professores do Ensino Fundamental e sociedade civil, centrado na conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer. Nesse jogo, é abordado a temática do câncer infantil, focando na prevenção e cuidado para auxiliar profissionais saúde e professores no reconhecimento de possíveis sintomas de um câncer infantil.

Com a narrativa do jogo contada no formato de história visual (ou “Visual Novel”), o jogo passa por duas jornadas distintas, cada uma relacionada aos dois tipos de câncer infantil mais frequentes no Brasil: Leucemia e Sistema Nervoso Central, respectivamente. O jogador acompanha na primeira jornada o dia a dia de uma escola e de profissionais da saúde como Agentes Comunitários de Saúde e médicos de Unidades Básicas de Saúde, apresentando no cotidiano destes profissionais os sinais mais comuns que podem acender um alerta sobre a possibilidade dessa enfermidade nas crianças. Já a segunda jornada é focada exclusivamente nos profissionais de saúde, enquanto demonstra o cotidiano de uma família que tem uma criança acometida de câncer no Sistema Nervoso Central.

Desenvolvido em parceria com a Napalm Studio, o jogo digital propõe que o jogador se conscientize dos sinais relacionados ao câncer infantil, através de situações nas quais deve escolher qual seria o caminho a seguir para lidar com os fatos, de forma a compreender como esta doença se manifesta na convivência.

O jogo pode ser baixado em Smartphones com sistema Android livremente, bem como pode ser jogado pelo computador através de acesso em navegador.

Educa+Saúde Smartphone
Educa+Saúde Web/PCs

A Rede TEIA PPSUS é uma plataforma para compartilhamento de ações de educação em saúde, relacionadas ao Câncer infanto-juvenil, com abordagem em conjunto com jogo educacional que faz parte deste projeto, o "Educa+Saúde".

Esta Rede proporciona aos usuários a possibilidade de criar dinâmicas e conteúdo, bem como conectar-se para praticar em conjunto as atividades envolvendo a temática do projeto.

Como a Rede TEIA é uma proposta gamificada, todos os usuários podem evoluir seus perfis dentro da rede, baseado na sua interação. Assim, ao interagir e conectar-se com outros usuários, realizando atividades propostas e atualizando conteúdo na rede, o perfil do usuário começa a evoluir dentro da rede de acordo com sua pontuação. Quanto mais interação, maior a pontuação que o usuário recebe!

Rede Teia

O projeto dispõe de minicursos especialmente preparados no formato de propostas pedagógicas para uso da Rede TEIA PPSUS, bem como a disponibilização de documentos sobre o funcionamento e do passo a passo das atividades.

Dentro das propostas da Rede TEIA, os usuários dividem-se entre professores e alunos. Os professores possuem liberdade para criar espaços compartilhados, dinâmicas e propostas para estes espaços de atividades no formato digital, proporcionado pelo sistema para ser realizados com os usuários. Os alunos podem fazer parte de comunidades, interagir e conectar-se entre si. Além disso, os professores têm a liberdade de criar espaços com atividades específicas para ser utilizados como parte de estratégia pedagógica, como em outras redes voltadas para essa finalidade.

As atividades que podem ser realizadas dentro da TEIA podem ser criadas de acordo com as possibilidades do sistema, por enquanto em duas formas: respostas optativas ou dissertativas. Os professores também podem avaliar as respostas dos usuários às atividades propostas nesse contexto, bem como receber dados sobre respostas erradas e corretas, ou no caso de atividades que exigem respostas por extenso, avaliar as respostas para retorno posterior aos usuários.